wav@wavmagazine.net | 2014 | PT
a
WAV

EVOKE COLLECTIVE x WAV apresentam Sacanas Sem Layoff – Fatspoon em Entrevista

Quando tudo nos dizia que íamos passar um verão sem música, levantou-se a poeira para fazer acontecer A Man Without a Show e Sacanas Sem Layoff. Uma dupla de trabalho fruto de uma iniciativa da Evoke Collective em colaboração com Planet Core, downclose e a Wav, de forma a recuperar a música e a conversa que uma pandemia nos quis roubar.

Por muito extensível que seja este nosso familiar banco de madeira, há alturas em que três representam oito, e está tudo bem mesmo assim. Foi o caso de Fatspoon, do Porto, um projeto jovem cujo primeiro EP foi lançado em pleno confinamento. Depois de dois anos a limar arestas e aprimorar o seu trabalho, sentem que não obstante as limitações do primeiro confinamento e da pandemia, houve muito interesse em torno do seu trabalho. Foi na fase de desconfinamento do verão passado que se encontraram “sem mãos a medir”.

Mesmo após uma primeira fase em que se sentiram limitados, porque “se não vivermos e não tivermos nada para exprimir, também não conseguimos criar mensagem para transmitir”, já estão a preparar novos trabalhos.

Fatspoon têm uma estética muito particular, próxima do jazz, mas não consideram que seja uma sonoridade erudita, querem antes uma cena “jovem, moderna e acessível”. Por serem maioritariamente autodidatas e construírem a sua sonoridade em grupo, este processo de construção é também muito orgânico.

Eles dizem que “são muito bem comportados”, e que tocam sempre sóbrios. O que há a acontecer, se acontecer, será após os concertos. Daí a sonoridade limpa, jovial, e rejuvenescedora.

Depois desta conversa a quatro, tocaram a sua “Scone Fields” a oito no nosso palco A Man Without a Show, cujo live take já está disponível no canal de YouTube da Evoke Collective aqui, e as imagens deste dia de sol simpático já estão disponíveis na downclose.

Confere a entrevista completa em baixo!

Por Wav / 16 Fevereiro, 2021

Deixar um comentário

About the author /


~