18
SAB
19
DOM
20
SEG
21
TER
22
QUA
23
QUI
24
SEX
25
SAB
26
DOM
27
SEG
28
TER
29
QUA
30
QUI
31
SEX
1
SAB
2
DOM
3
SEG
4
TER
5
QUA
6
QUI
7
SEX
8
SAB
9
DOM
10
SEG
11
TER
12
QUA
13
QUI
14
SEX
15
SAB
16
DOM
17
SEG
18
TER

Gregory Porter @ Coliseu dos Recreios - Lisboa [9Jun2015] Texto + Fotos

13 de Junho, 2015 ReportagensDiogo Alexandre

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Jack Name @ Maus Hábitos - Porto [10Jun2015] Foto-reportagem

NOS Primavera Sound 2015 - Dia 3 [6Jun2015]
gregory porter 19_DONE

Quase um ano depois da última passagem de Gregory Porter pelo nosso país, mais propriamente, no EDP CoolJazz, a voz californiana regressa em grande, desta feita, num palco maior, talvez demasiado grande para o intimismo da sua música. Era o que se pensava.

Passavam, sensivelmente, 10 minutos depois das 21h30 quando a banda e, por último, Gregory Porter sobem ao palco, acenando e sorrindo, iniciando de imediato “Someday We All Be Free” (clássico popularizado por Donny Hathaway) que, por certo, terá arrepiado muitas das pessoas presentes na sala, tal como nos fez a nós. É incrível a versatilidade da voz de Porter capaz de honrar não só grandes nomes do R&B/Soul mas também outros grandes do Jazz mais smooth. Foram frequentes as referências a alguns grandes músicos desses dois géneros.

“It's good to be back!” foi o que Porter proferiu antes de elogiar a comida, o vinho e as pessoas do nosso país. “On My Way To Harlem” proporciona mais 7 minutos intensos com solos magistrais de saxofone e piano e a terminar com a tal referência a Marvin Gaye (“What's Going On”). “There will be no love that's dying here”, a afirmação de amor que o músico disse conseguir sentir dentro da sala. Por esta altura já o público do Coliseu (numeroso na plateia mas escasso nos balcões e camarotes) se rendera aos encantos da sua música. O que se assumia como um espaço demasiado grande para o intimismo exigido à sua música desvanece-se completamente. Bastava fechar os olhos para nos abstermos completamente do espaço e tempo. Gregory Porter e a sua banda interpretavam as suas músicas para nós. Para cada um de nós.

Depois da balada segue-se uma canção cheia de groove: “Liquid Spirit”, que dá nome ao seu último disco, vencedor de um grammy para Best Jazz Vocal Album em 2014, aquece os presentes pondo-os a bater palmas no compasso certo do início ao fim da música. “Clap your hands now”, três minutos de perfeita harmonia entre o público e a banda em palco. Todos saem de palco exceto o pianista, que permanece e antecipa “Wolfcry” com um improviso sobre o genérico do Star Wars. Porter entra, entretanto, para a interpretação dessa mesma música. Mais um momento super intimista.

Já com a banda completa em palco segue-se “Musical Genocide” de imediato, com o contra-baixo a iniciar o tema e atribuindo-lhe um corpo estupendo, acompanhando os exímios solos de Yosuke Sato que, mais uma vez, levantou o público das cadeiras do Coliseu.“Hey Laura” encanta pela sua simplicidade e “Free”, um tema que, segundo o cantor, fala da liberdade que os nossos pais nos falaram e que Deus nos deu. Um tema maximizado a rondar os 9 minutos com solos de todos os instrumentos e a habitual apresentação da banda. Com o público já de pé, Gregory Porter despede-se com um “Peace and love, ladies and gentlemen. Obrigado! God Bless!”

Para o encore, “1960 What?” deliciou os presentes com mais um tempão de boa música e com aquela bateria jazzy que faltava. Para um inesperado segundo encore Gregory Porter regressou ao palco apenas acompanhado pelo seu pianista para uma interpretação de “Mona Lisa”, popularmente conhecida na voz de Nat King Cole. Mais uma ovação merecida e mais um excelente concerto. Este senhor não falha dando-nos a sensação que cada vez que regressa ao nosso Portugal, proporciona um espetáculo sempre melhor que o anterior.

Gregory Porter fecha com chave de ouro a terça-feira de todos os que se encontravam no Coliseu.

Porter, quando quiseres voltar és sempre bem-vindo!

por
em Reportagens

Gregory Porter @ Coliseu dos Recreios - Lisboa [9Jun2015] Texto + Fotos
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2020
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?