18
SAB
19
DOM
20
SEG
21
TER
22
QUA
23
QUI
24
SEX
25
SAB
26
DOM
27
SEG
28
TER
29
QUA
30
QUI
31
SEX
1
SAB
2
DOM
3
SEG
4
TER
5
QUA
6
QUI
7
SEX
8
SAB
9
DOM
10
SEG
11
TER
12
QUA
13
QUI
14
SEX
15
SAB
16
DOM
17
SEG
18
TER

Gregory Porter + Vahagn & The Sky People @EDP Cooljazz

31 de Julho, 2014 ReportagensDiogo Alexandre

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
EDP Cooljazz

Milhões de Fotos 2014

Mariza + Ricardo Riberio @EDP Cooljazz
edp cooljazz

Sétimo e último dia de EDP Cooljazz, regressado aos Jardins do Marquês, teve como maior atracção o norte-americano Gregory Porter, que trazia na bagagem Liquid Spirit, vencedor do grammy de melhor álbum de Jazz Vocal 2013.

Os concertos iniciaram-se por volta das 21h40 com os Vahagn & The Sky People e uma bela surpresa, diga-se. Os Vahagn & The Sky People presentearam-nos com a sua música electro-space com laivos de psicadelismo e ritmos e vozes funky, impossível de deixar alguém quieto. Teclados e bongos bem inseridos foi o necessário para que o início da noite de Sábado fosse passado da forma menos parada possível. “You Feed My Spirit” e “Space Is The Place” eram as que cantavam, e nós juntamo-nos a eles. Noite triunfal para Vahagn (DJ e mentor do projecto) e companhia, que apesar do pouco público ainda presente, fizeram a festa como se não existisse gravidade no nosso planeta.

[Best_Wordpress_Gallery gallery_type="thumbnails" theme_id="1" gallery_id="102" sort_by="order" order_by="desc" show_search_box="0" search_box_width="180" image_column_number="5" images_per_page="30" image_title="none" image_enable_page="1" thumb_width="180" thumb_height="90" thumb_click_action="undefined" thumb_link_target="undefined" popup_fullscreen="0" popup_autoplay="0" popup_width="800" popup_height="500" popup_effect="fade" popup_interval="5" popup_enable_filmstrip="1" popup_filmstrip_height="70" popup_enable_ctrl_btn="1" popup_enable_fullscreen="1" popup_enable_info="1" popup_info_always_show="0" popup_enable_rate="0" popup_enable_comment="1" popup_hit_counter="0" popup_enable_facebook="1" popup_enable_twitter="1" popup_enable_google="1" popup_enable_pinterest="0" popup_enable_tumblr="0" watermark_type="none" watermark_link="http://web-dorado.com"]

22h35 e pouco depois de entrar no backstage, entra em cena Gregory Porter, iniciando imediatamente o concerto. Ao fim da primeira música seguem-se aplausos de um público conquistado de início, antes do arranque de “On My Way To Harlem”, música tipicamente Soul com referências a Marvin Gaye no final da mesma, “Hey Mother, hey brother, What's Going On”. Podemos dizer que Gregory Porter é dotado de uma voz com o melhor do jazz e soul clássico. Por diversos momentos ouvimos Frank Sinatra e Marvin Gaye reencarnados na mesma pessoa. I Fall In Love Too Easily” é exemplo disso.

“A Song about everything. In this place that is one of the most beautiful in the world” são as palavras citadas por Porter antes de “Liquid Spirit”, que solta o público com os seus compassos feitos com as palmas das mãos Clap your hands now”. Tudo voltou a acalmar em “No Love Dying Here” (“A song about love and the opportunity to sing with me in the end of the song”, cujo desafio o público superou com distinção), aplausos ecoavam nos jardins. Seguem-se “Worksong”, que contou com o melhor solo de saxofone visto em todo o festival, e “Wolfcry”, balada ao piano dedicada pelo artista à Inês.

“Be Good (Lion's Song)” põe o público a sonhar de olhos abertos (no bom sentido) e conta com mais um solo de saxofone (este saxofonista é dos bons) e de baixo, pelo que “Free” põe o publico a gritar por liberdade (“I wanna be free! Gotta be free!”). Segue-se “1960 What”, que desta feita ultrapassa o tempo médio de cada música que era de 7 minutos, mais ou menos, elevando-o para mais de 10. Mas 10 minutos que nos pareciam 4, a nós e a todo o público que aplaudiu de pé todos as nunaces e as variações da música, os gestos de Gregory com mão direita e os frequentes gritos que dava em palco a incentivar os músicos fizeram com que o público se envolvesse ainda mais no concerto. Foi com este belo momento que Gregory Porter se despediu, pela 1ª vez, do público Lisboeta, deixando os músicos acabando a canção.

“Hey Laura”, o seu maior sucesso, foi a música que deu por terminada mais uma brilhante performance de Gregory Porter, que após ter passado por Portugal no ano passado, regressa este ano para mais um triunfo, desta feita num espaço aberto e não fechado. Quase imediatamente após o final do concerto, o artista dirigiu-se à tenda da FNAC para dar autógrafos e tirar fotografias com os presentes, um gesto simpático, fechando assim, em chave de ouro esta edição do EDP CoolJazz.

P.S. De realçar que neste EDP Cooljazz passaram muitos dos nomes emergentes e confirmados no panorama do jazz atual e que nenhum deles deu um mau concerto. Estão de parabéns os artistas e a organização que soube escolher bem os nomes, proporcionando um cartaz coeso, agradando aos mais variados fãs do género.

P.S.2: Se realmente pretenderem ver o que são os Vahagn & The Sky People, eles vão estar no Lisb_On Jardim Sonoro, nos Jardins do Parque Eduardo VII em finais de Setembro. É a não perder. Quanto a Gregory Porter, esperemos que cumpra com a tradição e volte para o ano, pois nós não nos importávamos de o ter de regresso ao nosso país.

Até para o ano Oeiras.

[Best_Wordpress_Gallery gallery_type="thumbnails" theme_id="1" gallery_id="101" sort_by="order" order_by="desc" show_search_box="0" search_box_width="180" image_column_number="5" images_per_page="30" image_title="none" image_enable_page="1" thumb_width="180" thumb_height="90" thumb_click_action="undefined" thumb_link_target="undefined" popup_fullscreen="0" popup_autoplay="0" popup_width="800" popup_height="500" popup_effect="fade" popup_interval="5" popup_enable_filmstrip="1" popup_filmstrip_height="70" popup_enable_ctrl_btn="1" popup_enable_fullscreen="1" popup_enable_info="1" popup_info_always_show="0" popup_enable_rate="0" popup_enable_comment="1" popup_hit_counter="0" popup_enable_facebook="1" popup_enable_twitter="1" popup_enable_google="1" popup_enable_pinterest="0" popup_enable_tumblr="0" watermark_type="none" watermark_link="http://web-dorado.com"]
por
em Reportagens

Gregory Porter + Vahagn & The Sky People @EDP Cooljazz
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2020
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?