18
QUI
19
SEX
20
SAB
21
DOM
22
SEG
23
TER
24
QUA
25
QUI
26
SEX
27
SAB
28
DOM
29
SEG
30
TER
31
QUA
1
QUI
2
SEX
3
SAB
4
DOM
5
SEG
6
TER
7
QUA
8
QUI
9
SEX
10
SAB
11
DOM
12
SEG
13
TER
14
QUA
15
QUI
16
SEX
17
SAB
18
DOM

North Dissonant Voices I - Cave 45 - Porto [2Jan2016] Texto + Fotogaleria

05 de Janeiro, 2016 ReportagensMariana Vasconcelos

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Greenleaf c/ Astrodome + Big Red Panda @ Cave 45 - Porto [16Jan2016] Texto + Fotos

Wav Sessions - Xmas @ Maus Hábitos - Porto [17Dez2015] Fotogaleria
_MG_9529

Explorar para lá do que já foi visto. É a isso que se comprometeu o North Dissonante Voices, o ajuntamento anual que reúne música, performance e artes visuais, que teve lugar no passado Sábado, dia 2 de janeiro, na Cave 45 no Porto. O cartaz contou com cinco propostas da editora Signal Rex, dos quais quatro lançaram disco novo no ano transacto.

A abrir a noite da melhor forma, e desde logo a estabelecer a fasquia densa e negra que marcou o evento, estiveram os Örök, uma espécie de super-banda portuense de Black Metal, isto tendo em conta os elementos que compõem o grupo. Nota de apreço para Ivo Madeira, que participa nesta e em mais duas bandas em cartaz, Memoirs of a Secret Empire e NEVOA, e que, mesmo não estando a 100% fisicamente, se manteve num nível irrepreensível durante todas estas atuações. Três concertos numa noite não é para qualquer um.

Em grande destaque estiveram os NEVOA, projeto também ele portuense de João Freire e Nuno Craveiro, cujo álbum The Absence of Void de 2015 figurou em todos as listas de melhores álbuns do ano que se prezem, também não faltando na da Wav. Atmosférico e melódico, tudo parece ter uma razão muito concreta e natural no seu som hipnótico. Mais do que uma mostra do melhor que se faz atualmente no Porto (e de diferente), o concerto dos NEVOA distingue-se pela narrativa fluída dos seus temas, pela forma como conseguem incluir quem ouve num percurso tão diverso como a introspeção de "Alma", acompanhada pela voz de Cláudia Andrade, e a ferocidade de "Below a Celestial Abyss".

Os Memoirs of a Secret Empire, banda de Henrique Bessa, Ivo Madeira e João Pedro Amorim, era a única que não tem música propriamente nova, mas chegaram para assegurar um dos pontos altos da noite. Sendo desafiante definir o estilo deste grupo, uma noção fá-lo melhor que qualquer classificação: tocar com sentimento, suscitar sentimentos. Transportar o público e fazê-lo reagir no oscilar dos seus temas, das suas influências, do som atmosférico, do post-rock ao noise. Tudo passa por deixar fluir, pela expressão livre, que afinal de contas é o mote do North Dissonant Voices. Foi um concerto intenso, de ver e sentir.

Pelo meio, e sendo o North Dissonant Voices mais do que um conjunto de concertos, Pedro Esteves subiu ao palco acompanhado de João Pais Filipe para apresentar o seu livro “Fogo Adverso”. Uma performance densa e intensa, o casamento entre a percussão profunda e o sentimento de uma voz, a que se seguiu o espetáculo mais negro de toda a noite. Foi a terceira vez que apanhamos os Vaee Solis, depois de os termos visto a abrir Acid King e Bell Witch, e sobre eles não haverá muito mais a acrescentar. Excepto talvez, que desta os conseguimos ver com um ambiente e uma atmosfera quase perfeita, o que amplificou ainda mais a densa performance do coletivo, induzindo assim um outro significado ao Black Doom da banda e ao desespero vindo das profundezas da garganta da excelente vocalista Sofia Loureiro.

A noite terminaria com ATILA e a exploração do lado mais negro da manipulação sonora electrónica, projeto portuense de Miguel Béco de Almeida. Profundo e físico, ATILA marca pelo impacto físico de temas que não vivem da singularidade mas do seu lugar no todo do álbum V.

O North Dissonant Voices volta em janeiro de 2017 e promete fazer ouvir aquilo que de melhor se faz numa geração musical que anseia por formas de expressão, mais do que subversivas, inovadoras na sua busca por novos sentidos.

por
em Reportagens

North Dissonant Voices I - Cave 45 - Porto [2Jan2016] Texto + Fotogaleria
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2018
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?