18
SAB
19
DOM
20
SEG
21
TER
22
QUA
23
QUI
24
SEX
25
SAB
26
DOM
27
SEG
28
TER
29
QUA
30
QUI
31
SEX
1
SAB
2
DOM
3
SEG
4
TER
5
QUA
6
QUI
7
SEX
8
SAB
9
DOM
10
SEG
11
TER
12
QUA
13
QUI
14
SEX
15
SAB
16
DOM
17
SEG
18
TER

[Reportagem] Orquestra Buena Vista Social Club @EDP Cooljazz

07 de Julho, 2014 ReportagensDiogo Alexandre

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
EDP Cooljazz

[Reportagem] Earth, Wind & Fire + Da Chick @EDP Cooljazz

[Reportagem] Rock Nordeste 2014
cooljazz

Primeiro dia de EDP Cooljazz em Oeiras e dizemos-vos, desde já, que este foi o espaço mais bonito em que já tivémos o prazer de escrever. Ouve-se Frank Sinatra e Nat King Cole pelos altifalantes do recinto, pessoas sentadas na relva, nos bancos, nas mesas de merendas à entrada do Palácio... um ambiente bastante agradável.

O concerto estava anunciado para as 21:30h, no entanto foi apenas a essa hora que o público pôde entrar na área onde iria acontecer o espetáculo, devido à montagem de cadeiras (?)... faltavam dez minutos para o início do concerto e ainda se deslocavam cadeiras para a Plateia C, o que levou a uma grande indignação do público que criticava negativamente a organização perante os seguranças e soltava umas graçolas no âmbito de desanuviar o ambiente vivido. “Vou ligar para a organização a perguntar se a minha cadeira já chegou!” foi uma das muitas graçolas que se ouviram na (grande) fila de espera para a entrada no recinto.

Finalmente, às 21:30h, o público entrou para os seus lugares respetivos, sempre com bom Jazz a servir de pano de fundo, cortesia da Smooth FM. Às 22h a organização pede desculpas aos presentes pelo atraso provocado e anunciando o que se seguiria, a Orquestra Buena Vista Social Club.

O concerto inicia-se com um solo de piano, acompanhado por um vídeo histórico da banda que serviu de homenagem ao falecido pianista Ruben González (ex-membro da orquestra). Seguem-se as primeiras apresentações, sempre feitas em Espanhol (nada de 'Inglesices') e ''Tumbao'', também acompanhada por vídeo de homenagem a Cachao López (''o inventor do Mambo''). La Negra Tomasa (também conhecida por Mandinga) faz os primeiros corpos dançarem, e a entrada de Eliades Ochoa (usando um chapéu de Cowboy preto) faz as delícias dos fãs. Eliades Ochoa, figura mítica da banda, solta os primeiros acordes vocais em Carretero, música do seu álbum homónimo (de 1997 – aquele que os tornou conhecidos mundialmente). O público ainda algo passivo, fitava-os com admiração. De Camino a La Vereda soltou as primeiras cantorias (''oigame compay, no deje camino por cojer la vereda'') ouvia-se, substancialmente, pelo recinto. ''Como está el ambiente família? Bueno o malo?'' foram as palavras dirigidas por Eliades ao público, a que o próprio respondeu positivamente. A La Luna Y Yo põe as primeiras pessoas a dançar Rumba junto à fonte, por esta altura o gelo já estava mais que quebrado, juntando-se também a banda à festa em ''Idilio'' dançando com o público esta canção. Solo de bateria e de laúd (este, por parte do exímio Barbarito Torres – muitas vezes se ouviu ''Toca Barbarito!''), e arranca Bruca Maniguá (desta vez com vídeo dedicado a Ibrahim Ferrer, também ele já falecido. E o que gostávamos de poder ter ouvido a sua voz no dia de hoje).

Entra em palco ''La Diva de Buena Vista'' dona Omara Portuondo, já com os seus 83 anos de idade, mas mais enérgica que muitas raparigas de 20, levanta o público e protagoniza um dos momentos altos da noite, interpretando clássicos da música cubana, tais como: La Mulata En Cha Cha Cha, Amor De Mi Bohio e Quizas Quizas Quizas (belo momento com todo o público a acompanhar vocalmente a música), com Omara sempre a puxar pelos presentes.

''Dona Omarita Portuondo, la más bonita, la más sexy!''

Para cantar o clássico Besame Mucho, sobe ao palco ''una Santa Bárbara'', Ana Moura, que em conjunto com Omara interpretaram eximiamente bem este tema.

Segue-se a música que todos queriam ouvir, Chan Chan. Tema elaborado por Compay Segundo (também este com direito a vídeo homenageante e já falecido) que põe toda a gente vidrada no que por ali acontecia. El Cuarto De Tula, tema enérgico, acompanhado por um grande solo de laúd e pelo momento mais engraçado da noite, quando Barbarito Torres entrega laúd ao maestro Don Carlitos e o 'obriga' a tocar... O maestro tocou 3 notas e entregou, de novo, o laú a Barbarito, desta vez exigindo-lhe que tocasse de costas, e Barbarito assim o fez, provando que conhece aquele instrumento como a palma da sua mão. A banda sai de palco mas o público, aplaudindo de pé, exige bis.

''Una más? Dós? Trés, cuatro, cinco... diez no?'', a banda regressa para tocar Dos Gardenias, que conta também com a participação de Ana Moura, que em nada esteve mal, porem, parece-nos que em tour de despedida, seria melhor deixar Omara brilhar sozinha durante este ''tema antológico de Buena Vista'', pois nunca mais a voltaremos a ouvir ao vivo, tal como é... Candela deu o mote final do concerto, uma versão alargada, em que todos os convidados se encontravam em palco, seguiram-se os agradecimentos e uma falsa retirada da banda que voltaria, em seguida, para acabar de tocar o ultimo verso da música, sempre com Omarita gritando (''AEE'') e gesticulando para o publico.

A banda termina o espetáculo e só nos apetece viver isto tudo outra vez!

''Ay Candela, Candela, Candela me quemo ae''

[Best_Wordpress_Gallery gallery_type="thumbnails" theme_id="1" gallery_id="56" sort_by="order" order_by="asc" show_search_box="0" search_box_width="180" image_column_number="5" images_per_page="30" image_title="none" image_enable_page="1" thumb_width="180" thumb_height="90" thumb_click_action="undefined" thumb_link_target="undefined" popup_fullscreen="0" popup_autoplay="0" popup_width="800" popup_height="500" popup_effect="fade" popup_interval="5" popup_enable_filmstrip="1" popup_filmstrip_height="70" popup_enable_ctrl_btn="1" popup_enable_fullscreen="1" popup_enable_info="1" popup_info_always_show="0" popup_enable_rate="0" popup_enable_comment="1" popup_hit_counter="0" popup_enable_facebook="1" popup_enable_twitter="1" popup_enable_google="1" popup_enable_pinterest="0" popup_enable_tumblr="0" watermark_type="none" watermark_link="http://web-dorado.com"]
por
em Reportagens

[Reportagem] Orquestra Buena Vista Social Club @EDP Cooljazz
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2020
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?