29
SEX
30
SAB
31
DOM
1
SEG
2
TER
3
QUA
4
QUI
5
SEX
6
SAB
7
DOM
8
SEG
9
TER
10
QUA
11
QUI
12
SEX
13
SAB
14
DOM
15
SEG
16
TER
17
QUA
18
QUI
19
SEX
20
SAB
21
DOM
22
SEG
23
TER
24
QUA
25
QUI
26
SEX
27
SAB
28
DOM
29
SEG

The FAQS + Rei Bongo - Barracuda, Porto [20Dez2019] Texto + Fotos

02 de Janeiro, 2020 ReportagensJoão Rocha

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Anti-Flag - RCA Club, Lisboa [8Jan2020] Foto-reportagem

Being As An Ocean - Estúdio Time Out, Lisboa [30Nov2019] Foto-reportagem
No passado dia 20 de Dezembro, no rescaldo da intempérie que assolou o país, dirigimo-nos ao Barracuda Clube de Roque para uma noite de punk e rock & roll. A pretexto tínhamos a apresentação do álbum de estreia dos The FAQ’s, com abertura por parte dos Rei Bongo e os Bons Sabores da Selva.

Henrique, Diogo, Miguel, Filipe e André são os integrantes do projecto musical de comedy rock, que iniciaram a noite e criaram o compasso de boa disposição que se manteve durante toda a noite. Vestidos com os seus pijamas em formato animal, a banda ofereceu-nos uma sessão de luxúria e extravagância onde todas as músicas, não fosse o tom jocoso,  eram uma brilhante estratégia de product placement. Desta forma, proporcionam não só uma excelente sessão de rock despido, como também uma divertida viagem ao imaginário nostálgico português. No final, os sortudos ainda puderam levar um Bongo para casa.

O pequeno espaço do Barracuda já se via atarantado para a quantidade de pessoas presentes. Tal fez-se especialmente notar quando entre os concertos, as bandas tiveram de desmontar e montar o palco. Nada de drástico, e amplamente amparado pela ambience e pelo álcool que circula ininterruptamente ao nosso redor. Quando os The FAQ’s soltaram as primeiras notas já iam com grande vantagem perante o público presente. Não obstante, e não se rendendo ao conformismo a entrega foi total, com especial destaque para o frontman e vocalista, Henrik Beck, que numa escala de suor vai dos 0 aos 100 em 2 segundos. Esquizofrénico e de uma presença cativante, Beck entoa música atrás de música personificando temas como “Love and Violence” ou “Can’t Live Sober”. Cá de baixo resta-nos acompanhar o ritmo e suar o rock & roll adornado de atitude punk que caracteriza os The FAQ’s.

A certo ponto, Francisco Almeida, baterista da banda arrebenta com o respectivo instrumento, deixando aberto o espaço para o esmorecer da plateia. No entanto, Tommy Hogg, baixista da banda aproveita a deixa, e auxiliado pelo guitarrista Vasco Tudela, mantêm a coisa a dar-se enquanto interpretam versões de jingles de Natal. Tal aleatoriedade e “desenrascanço” agradou totalmente ao público que não hesitou em juntar-se nos cânticos de “All I Want for Christmas is You”, entre outros. Quando a bateria estava finalmente arranjada, já ninguém se lembrava que um problema técnico havia ocorrido. Tudo parecia parte do acto, jogada de mestre por parte dos The FAQ’s que conseguiram assim manter a fluidez e a coesão do concerto.

Praticamente uma hora depois, e já com a camisa do vocalista totalmente desabotoada (o ritmo do concerto é marcado pela velocidade com que Henrik vai desapertando os botões), chega então a vez da música responsável pelo boost da banda, e a mais desenquadrada do registo da mesma. “Punhetas”, apesar de não fazer parte do novo álbum FACE the FAQs, é presença obrigatória no concerto da banda. O público reconhece logo aos primeiros acordes, e gera-se o clímax da euforia, com toda a gente a cantar e a saltar ao som de um motto que tem tanto de ordinário como de verdadeiro.

Muito suor depois, a banda do Porto tem assim apresentado perante o seu público o primeiro LP, FACE the FAQs. Oito músicas de rock & roll despido, que viajam entre a banalidade do quotidiano mundano e a postura punk para com a sociedade. Se tal impressão não permaneceu depois do concerto no Barracuda, tal deveu-se ao ritmo frenético do mesmo, o que só pode ser algo positivo. Não há tempo para fazer a digestão, apenas de correr e acompanhar a pujança punk dos The FAQs.

Rei Bongo e The FAQS
por
em Reportagens
fotografia Hugo Adelino

The FAQS + Rei Bongo - Barracuda, Porto [20Dez2019] Texto + Fotos
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2020
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?