29
DOM
30
SEG
31
TER
1
QUA
2
QUI
3
SEX
4
SAB
5
DOM
6
SEG
7
TER
13
SEG
14
TER
19
DOM
20
SEG
21
TER

The Raincoats - gnration, Braga [29Jun2018]

04 de Julho, 2018 ReportagensJorge Alves

O gnration, habitualmente um espaço com uma programação de carácter vanguardista, abriu as portas a uma banda histórica na sexta-feira passada, recebendo a passagem por Braga das míticas The Raincoats.

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
gnration

Emmure - Hard Club, Porto [3Jul2018] Texto + Fotos

Rock Nordeste 2018 [15/16Jun] Fotogalerias
Falar na banda formada por Ana da Silva (madeirense radicada em Londres) e Gina Birch é falar num grupo que escreveu capítulos obrigatórios da história do punk/pós-punk de cariz feminista; um grupo cujo legado serviria de futura inspiração para o movimento riot grrrl da década de 90, e um grupo cuja cópia gasta do lendário álbum de estreia de 1979 motivaria Kurt Cobain – influente vocalista e guitarrista dos Nirvana – a passar pela loja de antiguidades londrina onde trabalhava uma Ana da Silva já desligada do mundo da música para adquirir um novo exemplar. Não se trata, portanto, de uma banda qualquer, mas sim de um coletivo cuja existência teve uma importância gigantesca no mundo da música alternativa. O seu regresso a Portugal – aqui em formato trio com a participação da violinista Anne Wood – era, assim, verdadeiramente aguardado por todos aqueles que tiveram – e continuam a ter – a música destas senhoras como banda sonora da sua vida; a julgar pela Blackbox lotada é seguro afirmar que o impacto da sua obra, assim como o conteúdo lírico atual numa altura em que o feminismo assume uma posição de destaque, fazem com que as The Raincoats não sejam esquecidas.

Dito isto, o tempo vai passando e, em 2018, Ana da Silva e Gina Birch já não têm a força da época em que eram jovens idealistas maravilhadas com a agitação cultural provocada pela explosão do punk. Estão hoje naturalmente mais envelhecidas e cansadas (Gina Birch foi mesmo parar ao hospital horas antes de subir ao palco), pelo que a magia da sua atuação reside sobretudo no valor histórico que carrega. Contudo, tendo em conta a quantidade de horas passadas – muito bem, diga-se – a saborear as suas malhas intemporais, a mera oportunidade de as ver ao vivo bastou para nos deixar de coração cheio. Assistimos a um concerto perfeito? Não, mas não era isso que se pedia. Estávamos ali para escutar hinos que influenciaram gerações, e foi isso mesmo que aconteceu. “No Side to Fall In”, “Fairytale in the Supermarket”, “No Looking” e a cover de “Lola” dos The Kinks foram alguns dos temas nesta noite recordados, numa doce viagem nostálgica suficientemente memorável para que tenhamos saído deste espaço bracarense satisfeitos com o que vimos e, acima de tudo, com o que sentimos.

Na primeira parte, os Dear Telephone aproveitaram a ocasião para apresentar os temas do mais recente “Cut”, proporcionando um aquecimento competente.

 

Fotografia da autoria de Hugo Sousa, cedida gentilmente pelo gnration.
por
em Reportagens

The Raincoats - gnration, Braga [29Jun2018]
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2018
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?