21
QUI
22
SEX
23
SAB
24
DOM
25
SEG
26
TER
27
QUA
28
QUI
29
SEX
30
SAB
31
DOM
1
SEG
2
TER
3
QUA
4
QUI
5
SEX
6
SAB
7
DOM
8
SEG
9
TER
10
QUA
11
QUI
12
SEX
13
SAB
14
DOM
15
SEG
16
TER
17
QUA
18
QUI
19
SEX
20
SAB
21
DOM

Vitamin X + Challenge + Aim @Sabotage Club - Lisboa [18Jan2015] Texto+Fotos

24 de Janeiro, 2015 ReportagensDiogo Alexandre

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
Sabotage Club

10000 Russos @Passos Manuel - Porto [22Jan2015] Foto-reportagem

Ana Cláudia @ Casa Independente - Lisboa [16Jan2015]
vitaminx (13 de 22)_DONE

Dia 18 foi dia de matiné hardcore no Sabotage Club. A proposta era boa, a estreia dos thrashers Vitamin X, o fastcore dos Challenge e o hardcore Straight Edge dos AIM.

Os AIM entram em palco às 17h40 ainda com o público a chegar a conta-gotas. Com uma t-shirt de Youth Of Today (que mais poderia ser?), o vocalista solta os primeiros gritos em “Sweet Poison”, pertencente à primeira tape gravada pela banda, de seu nome Foundation, apresentada integralmente neste dia. O concerto prossegue, sempre com um público atento mas recatado, encostado à parede da sala. Os AIM são uma banda nova, este era o seu terceiro concerto e para terceiro concerto não se saíram nada mal. “Foundation” foi o tema escolhido para terminar o concerto, que foi curto e interessante. Uma boa amostra do futuro do hardcore em Portugal.



Pouco tempo depois entram os Challenge em cena. A banda das Caldas da Rainha, já algo conhecida perante os acompanhantes do género, incendiou o Sabotage, que por estas alturas já estava bem composto, com as suas músicas rápidas e agressivas. Edgar, vocalista da banda, depressa se juntou ao público durante a interpretação das músicas. O mosh tardou mas não faltou, e no último tema (é importante dizer-se que a música mais longa dos Challenge não passa dos 2 minutos e meio) acontece uma espécie de super-fast-crowdkill apanhando todos desprevenidos. O concerto acaba logo depois, provando que os 20 minutos souberam a pouco. Nós queríamos mais... e não éramos os únicos.



Eram 19h25 quando a banda mais aguardada da tarde sobe ao palco para atuar. Aguardava-nos um dos melhores momentos vividos naquela sala, que cada vez mais ativa se mostra. Os holandeses debitaram da maneira mais rápida e furiosa os seus cerca de 26 temas. Houve direito a muito mosh, circle pit, corwdsurf e até uma wall of death. Um concerto às antigas como se quer! Os Vitamin X, contam já com 18 anos de carreira e 5 álbuns de originais, tendo o alinhamento de hoje percorrido toda a discografia da banda. “Time Has Come” e “You Suck” (ambas de Full Scale Assault) iniciam o caos no Sabotage. “Herida Profunda” (“uma música que não é em português mas é parecido”) exalta ainda mais o pessoal que salta em direção ao microfone como se não houvesse amanhã. A partir daí foi sempre a subir: pés no teto, bóias a voar, pessoas no chão, uma GoPro tombada no meio do mosh pit... aconteceu de tudo! Em “Random Violence” deu-se a infame wall of death, com uma bóia a voar por cima do público, a fazer ricochete no teto e a acertar no técnico de som. Momento que soltou algumas gargalhadas na sala.

O concerto, infelizmente, já estava a chegar ao fim, e como os anteriores concertos, pecou por ser tão curto. No entanto, ainda houve tempo para dois encores, muito pedidos pelo público. O primeiro contou com “Pressure Release, Ready To Burn” e “Pull No Punches”, e o segundo com “Death I On It's Way” (de Bad Trip), e assim dar por concluída a sua atuação. Foram 45 minutos rápidos e intensos, onde fizemos amigos novos e reencontrámos conhecidos. No final perguntámos aos Vitamin X quando é que regressariam a Portugal, ao que a banda respondeu “daqui a dois anos, após lançarmos o novo disco e reunirmos as verbas necessárias para uma tour europeia”.

Uma coisa é certa, mesmo que não voltem ou já não estejamos por aqui, não morremos sem os ver. E isso é o que conta no final de tudo. Venham mais matinés no Sabotage que a experiência é para ser repetida!

por
em Reportagens
fotografia Hugo Adelino

Vitamin X + Challenge + Aim @Sabotage Club - Lisboa [18Jan2015] Texto+Fotos
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2019
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?