11
TER
12
QUA
13
QUI
14
SEX
15
SAB
16
DOM
17
SEG
18
TER
19
QUA
20
QUI
21
SEX
22
SAB
23
DOM
24
SEG
25
TER
26
QUA
27
QUI
28
SEX
29
SAB
30
DOM
31
SEG
1
DOM
2
SEG
3
TER
4
QUA
5
QUI
6
SEX
7
SAB
8
DOM
9
SEG
10
TER
11
QUA

The Amazing - Picture You

Review
The Amazing Picture You | 2015
Luís Sobrado 18 de Fevereiro, 2015
Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Father John Misty - I Love You, Honeybear

ATILLLA - V


 
Diz-se que, a par dos vizinhos Finlândia e Noruega, não há país com mais bandas de metal por metro quadrado do que a Suécia. Mas cada vez mais este início de século tem comprovado que nem só de metal vivem os suecos: algumas das melhores bandas da cena independente europeia tem vindo deste país gelado da Escandinávia.

Mas não vamos aqui falar nem de The Knife, nem da Lykke Li, nem de Tallest Man On Earth, nem tão pouco de Radio Dept. ou Peter Bjorn And John. Bem menos conhecidos mas não por isso menos meritórios são os esforços dos The Amazing, banda de Estocolmo que só com este mesmo Picture You conseguiu algum destaque na imprensa internacional.

Permitam-me divagar por momentos e partilhar convosco a desinteressante mas pertinente história que tenho com esta banda: encontrei os The Amazing absolutamente ao acaso numa crítica ao disco anterior a Picture You, de nome Gentle Stream. Gostei do que li (obrigado, Blitz. Nunca pensei dizer isto), e fui pesquisar. Deparei-me com uma banda com poucos mais de 600 likes no Facebook e com uma incrível' frameborder='0' allowfullscreen>
música, perdida no YouTube e que não chegava às duas mil visualizações. Fiquei deliciado.

Durante as minhas pesquisas sobre a banda, que provavelmente devem ter sido feitas numa hora qualquer entre as duas e as seis da manhã, descobri Gentle Stream e um EP onde estava a música pela qual me tinha absolutamente apaixonado. Sentia-me extremamente alternativo naquele momento, numa altura em que era ainda bastante jovem. Mostrei rapidamente a um amigo o que tinha encontrado. Ele concordou, os The Amazing eram... amazing. Tanto concordou que comprou um EP via-iTunes (era absolutamente impossível de encontrar por toda a Internet), em que seria suposto eu contribuir com metade do valor. Nunca paguei. Obrigado e desculpa, Rui.

Falemos agora de música. Até Picture You, os trabalhos anteriores da banda liderada por Christoffer Gunrup, eximiamente acompanhado por Reine Fiske, Fredrik Swahn, Alexis Benson e Moussa Fadera, piscavam muito mais o olho a uns Fleetwood Mac e a uma instrumentalização que fazia lembrar toda a cena de Laurel Canyon, desde Joni Mitchell a Byrds ou Crosby, Stills, Nash & Young.

Agora em 2015, abundam os solos de guitarra, o Fender Rhodes, a percussão que flutua entre o prog-rock e o jazz. "Rain Song", pois claro. "To Keep It Going" pode ser directamente ligada a essa fantástica composição dos Led Zeppelin. Mas também "Broken" ou a faixa-título, com os seus solos extensos e ritmos invulgares cheiram a classic rock, embora modernizado e tornado mais dreamy.

"Captured Light" é outra das provas do virtuosismo dos cinco suecos enquanto músicos e da capacidade invejável de Gunrup enquanto compositor. Já "The Headless Boy" volta a uma receita antiga: ausência de percussão e um homem só com a sua guitarra, presentes também em Picture You, embora em menores doses do que principalmente no primeiro disco homónimo da banda de 2009 ou no EP Wait For A Light To Come de 2011.

Em todo o disco fica bem expressa, também, uma tendência que não é nova mas que tem vindo a ser ressuscitada por homens como Adam Granduciel dos War On Drugs ou Jonathan Wilson: ainda há quem faça jams como se estivéssemos nos 70s. "Fryshusfunk" é exemplo disso e acaba por ser um dos pontos altos de um disco sem uma má música.

Em suma, Picture You é um belo disco, mas sentimos falta das flautas aéreas de "International Hair" ou da folk ácida e dreamy mas extremamente etérea de "Gone", dois dos melhores temas de Gentle Stream. Que os The Amazing continuem a fazer música bonita: é tudo o que pedimos.

Página de Facebook oficial da banda
por
em Reviews

The Amazing - Picture You
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2018
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?