19
SAB
20
DOM
21
SEG
22
TER
23
QUA
24
QUI
25
SEX
26
SAB
27
DOM
28
SEG
29
TER
30
QUA
1
QUI
2
SEX
3
SAB
4
DOM
5
SEG
6
TER
7
QUA
8
QUI
9
SEX
10
SAB
11
DOM
12
SEG
13
TER
14
QUA
15
QUI
16
SEX
17
SAB
18
DOM
19
SEG

My Morning Jacket - The Waterfall

Review
My Morning Jacket The Waterfall | 2015
Inês Pinto da Costa 15 de Junho, 2015
Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Natalie Prass – Natalie Prass

Hot Chip – Why Make Sense?
[img=http://www.wavmagazine.net/wp-content/uploads/2015/06/MMJtheWaterfall.jpg][titulo=My Morning Jacket][album=The Waterfall | 2015][pontuacao=7.3][musica=spotify:album:3W1PbjmhdQ79OlN6ovK6cF]
Quatro anos passaram desde que os americanos My Morning Jacket lançaram o último álbum de estúdio, Circuital. Os fãs pediram (e esperaram) e chega agora The Waterfall, álbum à altura do tão famoso Z, lançado em 2005.

The Waterfall é um álbum difícil de descrever ou caracterizar em poucas palavras. Segundo o vocalista e guitarrista da banda de Kentucky, Jim James, The Waterfall é a tentativa de uma reflexão constante sobre acontecimentos da sua vida em perspetivas diferentes. Esta talvez seja um explicação extremamente subjectiva, mas porque não?

My Morning Jacket não deixam o cadastro psicadélico para trás, mas assumem uma diferente posição na vertente do rock alternativo e também do rock progressivo, que vai aparecendo uma vez ou outra de forma discreta mas bem interpretada. O álbum começa com ‘‘Believe’’ que, embora não seja uma má música, não vale nem metade do que compõe as nove músicas seguintes. E como depois da tempestade vem sempre a bonança, ‘’Compound Fracture’’ é o rock psicadélico na sua melhor representação. Desde os teclados às vozes sobrepostas, toda a música cresce gradualmente até chegar ao refrão, que rebenta numa felicidade contagiante e dançável. Seguidamente, ‘’Like a River’’ é uma paisagem contada por guitarras límpidas e calmas que nos descrevem tudo aquilo que a letra nos diz: Like a river flowing, like a river winding it's way.

Chega o ponto mais alto do álbum, à quarta música, com ‘’In Its Fantasy (The Waterfall)’’, que tem muito que se lhe diga. Este tema é a explicação para o título do álbum, acompanhado de uma das mais bonitas frases alguma vez ditas por Jim James: An idea grows before it walks/And as it walks, it learns to run/And as it runs, it feels it's form/The waterfall, can it be stopped? Esta é, a meu ver, a personalização de um pensamento inquietante que não nos deixa chegar a uma conclusão e que, por isso, nos leva a desistir e continuar com as nossas funções. O rock psicadélico e progressivo conjugam-se aqui de forma genial, num ritmo inconstante mas contagiante, do início ao fim. Seguidamente, The Waterfall apresenta-nos ‘‘Get The Point’’, num estilo ligeiro e ritmo calmo acompanhado de guitarra do início ao fim, como um descanso da música anterior, sendo talvez a mais romântica do álbum (And I wish you all the love in this world and beyond).

‘‘Spring (Among the Living)’’ é caracterizada pelos tempos marcados e pelo baixo preponderante, adoptanto assim um estilo mais blues rock, com o toque psicadélico a que os My Morning Jacket desde sempre nos habituaram. ‘’This Line’’ é um bom seguimento, ainda que menos explosivo, e antecede o single, ‘‘Big Decisions’’. ‘‘Big Decisions’’ contém algumas das características que compoem The Waterfall, mas num rock que nos remete para as décadas de 70/80, o que não é, de longe, o melhor do álbum. Para contrastar com isto, chega-nos ‘’Tropics (Erace Traces)’’, que nos lembra a ‘’Like A River’’ anterior, e, por fim, ‘‘Only Memories Remain’’- a forma perfeita de terminar este álbum, num slow que convida a um quente fim de tarde bem passado.

The Waterfall surpreende-nos pela positiva. A conjugação de diferentes estilos faz deste um álbum interessante que ganha muito pela forma como é interpretado. Este é o sétimo álbum de estúdio dos My Morning Jacket, que não parecem ter ainda o reconhecimento que merecem.

Só as memórias permanecem: as deste álbum são excelentes.
por
em Reviews

My Morning Jacket - The Waterfall
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2020
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?