23
TER
24
QUA
25
QUI
26
SEX
27
SAB
28
DOM
29
SEG
30
TER
31
QUA
1
QUI
2
SEX
3
SAB
4
DOM
5
SEG
6
TER
7
QUA
8
QUI
9
SEX
10
SAB
11
DOM
12
SEG
13
TER
14
QUA
15
QUI
16
SEX
17
SAB
18
DOM
19
SEG
20
TER
21
QUA
22
QUI
23
SEX

Xiu Xiu – Plays The Music of Twin Peaks

Review
Xiu Xiu Plays The Music of Twin Peaks | 2016
Nuno Ramos 12 de Janeiro, 2017
Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Swans - The Glowing Man

The Drones – Feelin Kinda Free


 

Fazer um álbum de versões não é fácil, são poucos os que o conseguem fazer, principalmente quando se trata de material de base tão adorado como o de Twin Peaks, uma série com um enorme seguimento de culto, amada e relembrada por fãs de todo o mundo. Mas se há alguém que já provou ser capaz de tal proeza são os Xiu Xiu, uma banda experimental californiana que a meio da sua vasta e diversa discografia lançaram “Nina”, um álbum em que apenas constam covers da célebre Nina Simone. Em 2016 apresentam “Plays the Music of Twin Peaks” a sua interpretação da maravilhosa banda-sonora original de Angelo Badalamenti que para os fãs da série continua tão cativante, arrepiante e misteriosa como há 25 anos atrás.

O LP começa com “Laura Palmer´s Theme” que de imediato provoca um sentimento nostálgico e, simultaneamente, a sensação refrescante de algo novo. Inquietação, suspense, intriga, tudo isto está presente na primeira faixa, que muito bem define a sonoridade atmosférica e envolvente do que está para vir.

Tendo em conta que o álbum é maioritariamente instrumental, as poucas faixas em que se ouve a perturbante voz de Jamie Stewart são um incontestável destaque. Desde a primeira vez que a ouvimos em “Into The Night” até à sua frenética prestação na peculiar “Sycamore Tree” o sentimento presente na voz de Stewart encaixa na perfeição com o do resto dos instrumentos que se dão a ouvir no disco. Outra faixa em que se ouve a sua voz é “Falling”, o tema que certamente os fãs da série recordam com mais clareza. Sem surpresas, a banda faz justiça a uma das composições mais conhecidas no mundo do pequeno ecrã. Se a original é famosa por invocar uma explosão sensorial e sentimental ao ouvinte, a rendição dos Xiu Xiu é simplesmente uma experiência transcendental.

Para muitas pessoas, nomeadamente fãs da série, este é o primeiro contacto com a banda, e este álbum apesar de ser dos mais acessíveis do seu catálogo, não é de todo uma audição fácil. Mas para os que embarcaram nesta experiência e ficaram até ao seu sinistro fim, presenciaram um dos álbuns mais criativos, atmosféricos e gratificantes de 2016, onde o respeito pelo material de base é evidente embora resida o sentimento de que este não é um mero álbum de covers.
por
em Reviews

Xiu Xiu – Plays The Music of Twin Peaks
Queres receber novidades?
Comentários
http://www.MOTORdoctor.PT
Contactos
WAV | 2019
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
Queres receber novidades?