1
SEX
2
SAB
3
DOM
4
SEG
5
TER
6
QUA
7
QUI
8
SEX
9
SAB
10
DOM
11
SEG
12
TER
13
QUA
14
QUI
15
SEX
16
SAB
17
DOM
18
SEG
19
TER
20
QUA
21
QUI
22
SEX
23
SAB
24
DOM
25
SEG
26
TER
27
QUA
28
QUI
29
SEX
30
SAB
31
DOM
1
DOM

Deafheaven - Sunbather

17 de Maio, 2014 ArtigosFrancisco Silva

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Segundas Crónicas - Festivaleiros de joelhos

Segundas Crónicas - Drops fora de horas
Deafheaven-Sunbather


 

É o 2º álbum da banda de Black Metal da California - Deafheaven. Depois de Roads to Judah, os Deafheaven apareceram em 2013 com um álbum que conseguiu fazer aquilo que o primeiro não tinha conseguido: destacar-se do restante movimento Black Metal.
O Sunbather é um dos melhores álbuns de Metal do ano de 2013 e, na minha opinião, um dos melhores álbuns do ano, de qualquer género musical. Isto acontece porquê? Porque o Sunbather muito pouco provavelmente pode ser considerado um álbum de Black Metal tradicional, e se quisermos ir mais longe, se é que pode ser mesmo considerado um álbum de Black Metal. As influências vêm de todos os lados. Desde o Post-rock, ao Screamo, até ao Ambient Metal, a passar pelo Shoegaze. E o álbum consegue combinar o que de bom têm esses géneros musicais, criando um conjunto de músicas diferente, bem produzidas, brilhantemente executadas e criativas. É quase como uma salada de fruta, onde os sabores dos frutos estão todos interligados entre si e conseguimos saborear ao máximo os nossos frutos preferidos e aquilo que gostamos em cada um deles.


O álbum começa em grande, com um monstro de 9 minutos. Uma música pesada com muita gritaria pelo meio. Uma das melhores conseguidas pela banda, na minha opinião, e chama-se Dream House. De seguida, e em jeito de ligação para com a música anterior, temos a Irresistable que é uma melodia encantadora de piano e com algumas guitarras acousticas, muito clara, muito iluminadora. Tal como no Post-Rock, onde temos os pontos altos e os baixos, a Dream House seria o ponto alto e a Irresistable o ponto baixo, em termos de intensidade, mas sendo duas músicas diferentes que se ligam entre sim.


Depois aparece outra das minhas músicas preferidas, a que dá o nome ao álbum: Sunbather. Ao mesmo jeito da Dream House, é uma música pesada, com gritos, com pontos altos e baixos. Muita, mas mesmo muita intensidade. É a música onde as influências de Post-Rock se sentem mais vincadamente. E a música que melhor conjuga o que todos os géneros musicais de que falei atrás têm de bom. Riffs vibrantes de guitarras, guitarras quase que como a chorar, bass lines fortes e uma bateria alucinante com aquele som ambiente por trás. Esta música mostra uma criatividade fora do normal em conseguir conjugar tudo o que aqui foi conjugado.


Segue-se a Please Remember, outra mais calma, como a Irresistable, e parece que a banda anda nesta formula, de pôr um monstro seguido de uma musica super clara e acolhedora. Mas sinceramente a mim não me faz grande confusão porque resulta. E de que maneira. Se foi uma boa ideia que a banda teve, porquê criticar o seu uso?


O que mais gosto aqui, para além da criatividade é a intensidade e o fulgor, o sentimento com que este álbum foi escrito e produzido. O sentimento que lhe está incutido. Sente-se a dor e a mágoa com o gurial, sente-se a calma com os pianos, e sente-se a energia e a revolta com as guitarras. Há aqui um conjunto de sentimentos que conseguimos retirar deste album e que fazem parte do nosso dia a dia.



Francisco Silva

dfhvn1
por
em Artigos
Bandas Deafheaven

Deafheaven - Sunbather
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?