Embora em crescimento constante, o festival continua a manter toda a sua identidade e componente underground. O Bloodshed tem um espírito absolutamente DIY, promovendo e dando visibilidade também a princípios éticos, como o veganismo. Nele, também se fazem encontrar nomes não só difíceis de passar por Portugal e Europa, como bandas de referência dentro do seu estilo musical. A genética do festival insere-se com tanta diversidade como se tem habituado nas passadas edições, e 2019 não é exceção. Com mais de 20 bandas escolhidas – tendo como base o sludge, crust, hardcore/punk, d-beat, powerviolence, grind, death, entre outros tantos sub-estilos musicais, que provavelmente nem se conseguem classificar à primeira audição, por serem projetos tão singulares e peculiares - tendo também exclusividades com frequência. No reino do death metal haverá nomes como os Tomb Mold e os Defy The Curse, ou até mesmo os Coffins, que adotam segmentos de doom. Sob a forma de powerviolence encontram-se os Despise You e os Iron Lung, e para os fãs de punk/hardcore mais corrosivo, propostas como os From Ashes Rise, ou de anarcho-punk com Antisect são impossíveis de ignorar.
Este ano, a Pre-party irá realizar-se a dia 12 de setembro, com o apoio da Boogie Bookings & Recordings. As bandas convidadas são os Tense Reaction, My Minds Mine, Haemers, Valium e os Graf – onde a entrada terá um valor simpático de 10 euros.
O festival dará continuidade à festa de celebração ao underground e à música extrema, nos dias 13 e 14 de setembro. Com um line-up fortíssimo, onde os cabeças de cartaz pesam tanto como todo o mesmo, este compõe-se por nomes como os belgas Aborted (que se vão focar num set especial em throwback aos primeiros álbuns), Dopethrone, Hellripper e Ritual Necromancy – contando ainda com a exclusividade europeia dos concertos dos Iron Lung, From Ashes Rise e dos S.O.B..
O Bloodshed tem todos os componentes para ser uma experiência única, servindo como ponto de encontro não só para muitos seguidores dentro dos estilos musicais que o envolve, mas também para quem ambiciona descobrir novos artistas ou rever outros tantos, difíceis de encontrar noutros cartazes ou locais. A essência e a experiência do Bloodshed Fest passa por descartar qualquer noção de maior é melhor. Tudo é bom aqui.

Bilhetes ainda disponíveis em: https://www.ticketmaster.nl/artist/bloodshed-fest-tickets/993497