1
QUI
2
SEX
3
SAB
4
DOM
5
SEG
6
TER
7
QUA
8
QUI
9
SEX
10
SAB
11
DOM
12
SEG
13
TER
14
QUA
15
QUI
16
SEX
17
SAB
18
DOM
19
SEG
20
TER
21
QUA
22
QUI
23
SEX
24
SAB
25
DOM
26
SEG
27
TER
28
QUA
29
QUI
30
SEX
1
SAB

Remember | Pixies - Surfer Rosa (1988)

28 de Maio, 2014 ArtigosJ. Silva

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Segundas Crónicas - Monarcas ressacados

Segundas Crónicas - As Urnas estão amaldiçoadas

Surfer Rosa



Daqueles álbuns que mudam a vida de uma pessoa. Tal como se disse dos Velvet Underground nos 70's, nem toda a gente ouviu os Pixies, mas os que o fizeram, quiseram todos fundar uma banda.


Um álbum que é um dos pilares do rock alternativo, a base dos Nirvanas, Radioheads e afins dos 90's, um disco repleto de grandes canções do princípio ao fim  mesmo que apenas Where is my mind? e em menor escala Gigantic tenham sido singles relevantes. O álbum esteve longe de ser um sucesso de vendas mas a sua influência em termos musicais é esmagadora.


Nele encontramos de tudo, uma sequência de canções lentas e rápidas, com quiet-loud típico dos Pixies bem presente, catchy, introspectivas, por vezes quase eróticas, outras completamente tresloucadas, referências bíblicas e até sobre pesca submarina.
A produção do disco é no mínimo singular, uma tentativa deliberada de obter uma atmosfera crua, cortante e desconcertante para o ouvinte.


A abertura com Bone Machine coloca-nos logo no ambiente de Surfer Rosa, com a imponente batida e o suave baixo a entrarem antes das guitarras e vocais desvairados. Em Break My Body o ritmo abranda um bocadinho, mas sendo mantendo aquele som crua e dinâmica muito próprio. Something Against You é punk fortemente distorcido, bem nervoso, enquanto Broken Face tem um ritmo contagiante e vocais geniais de Black Francis, falando das deformações resultantes da consanguinidade e incesto, temos que lhe eram especialmente queridos! Em Gigantic temos uma canção que automaticamente nos faz perceber onde Kurt Cobain foi buscar a inspiração para mudar a face da indústria musical dos 90's. Uma fantástica canção pop-rock, catchy até mais não e cantada pela baixista Kim Deal, que dá um tom mais açucarado, em contraste com o que nos costuma servir o senhor Francis. A fechar o lado A em grande estilo, temos River Euphrates, com um refrão muito estranho com sobreposições vocais muito engraçadas e que resultam na perfeição, mesmo que às vezes não se perceba grande coisa do que estão a berrar.


Stop. O lado B começa com o título maior, Where Is My Mind?, um verdadeiro clássico. Não há muito a dizer sobre esta obra-prima. Segue-se a Cactus, talvez a minha favorita, da qual o senhor David Bowie fez depois uma versão num dos seus álbuns. Talvez a canção mais intrigante do álbum, no meio de tanta coisa estranha, embora curta (como quase todas) é um rasgo notável, até na maneira meio inesperada como acaba. Curiosamente ou não, é seguida a canção mais frenética do álbum, Tony's Theme, a relatar de forma genial a história de um "super-herói" chamado Tony, basicamente um puto a andar na sua bike. Altamente. Oh My Golly!, em espanhol macarrónico, é um pouco na mesma toada, mas desta vez fala-nos da Rosa surfista. Na senda da música em espanhol, aparece Vamos, em versão revista e aumentada, já que esta faixa já tinha aparecido no 1º EP da banda Come On Pilgrim. É uma canção muito simples, com batida repetitiva antes de irromper a guitarra sinuosa do Joey Santiago, a abrilhante a coisa em grande estilo. Resulta muito bem ao vivo. Penúltima faixa do álbum, I'm Amazed começa com um estranho diálogo entre Kim Deal e Black Francis sobre hoquistas com tendências homossexuais antes de entrar numa canção com guitarras estridentes e as habituais mudanças de dinâmicas deliciosas made in Pixies. A fechar, o belíssimo e quase totalmente instrumental Brick Is Red, bela melodia que encerra com chave de ouro este álbum fantástico.


Nota 10/10, sem sombra de dúvidas.


por
em Artigos
Bandas Pixies

Remember | Pixies - Surfer Rosa (1988)
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?