Quando tudo nos dizia que íamos passar um verão sem música, levantou-se a poeira para fazer acontecer A Man Without a Show e Sacanas Sem Layoff. Uma dupla de trabalho fruto de uma iniciativa da Evoke Collective em colaboração com Planet Core, downclose e a Wav., de forma a recuperar a música e a conversa que uma pandemia nos quis roubar.
Neste quarto episódio de Sacanas Sem Layoff, o programa de entrevistas para lá do sol posto, conversamos com João Cardoso, o homem que dá corpo a’OMau Olhado. Este projeto a solo funde influências que vão desde música balcânica a gypsy jazz, passando por saloons poeirentos dum imaginário western. Munido de uma guitarra, uma loop station e um pequeno amplificador de guitarra, Cardoso vai dos palcos à rua às comunidades rurais isoladas.
Depois da experiência com bandas de rock e metal, Cardoso envereda pela experiência de one man band e arrisca a música na rua com os seus originais, e já tem lançado um primeiro EP, com vista a um álbum muito em breve. Falando sobre as aprendizagens a solo e pela prática, e a resistência que se ganha aos palcos quando se toca na rua, passando por uma manada de cavalos, esta descontraída conversa antecede a interpretação ao vivo do seu provocador original “Balkan Surf” com um medley de “Les Yeux Noir” do padrinho do gypsy jazz, Django Reinhardt.
O live take deste espetáculo a solo já está disponível no canal de YouTube da Evoke Collective, que pode ser conferido aqui, e a cobertura fotográfica desta tarde de sol e chilreios, por parte da Maria João Ferreira sob downclose, encontra-se disponível aqui.