Quando tudo nos dizia que íamos passar um verão sem música, levantou-se a poeira para fazer acontecer A Man Without a Show e Sacanas Sem Layoff. Uma dupla de trabalho fruto de uma iniciativa da Evoke Collective em colaboração com Planet Core, downclose e a Wav., de forma a recuperar a música e a conversa que uma pandemia nos quis roubar.
Depois de uma tarde de braseiro com os Desert’Smoke, damos um salto no tempo cronológico e meteorológico para um dia de tempestade na companhia dos Soul of Anubis, de Oliveira de Azeméis. Nunca o nome desta banda, tão soturno e cheio de simbolismo, denunciaria o feitio do trio que lhe dá corpo. Rui Silva, Filipe Silva e Hugo Ferrão são amigos de tempos que já vão longínquos, e Soul of Anubis nasce desse sarcófago antigo que era o fórum Metal Underground.
O que começa por ser o que se perceciona como uma tentativa de assalto – segundo os próprios –, torna-se numa banda com mais de dez anos de existência, que é ela própria uma reflexão sobre mitologia e sobre a sociedade e a indústria cultural. Falamos sobre se é ou não possível viver da cultura e, especificamente, do underground em Portugal, sobre o impacto do isolamento social imposto pelo vírus nos processos criativos, e sobre polvo a fazer as vezes de carne vermelha. E fica no ar uma dúvida: foi o Filipe que abriu a cabeça ao Ferrão com o baixo, ou foi o Ferrão que abriu a cabeça no baixo do Filipe? Deixamos ao vosso critério a decisão.
Esta divertidíssima conversa com os Soul of Anubis deu lugar a uma tempestuosa viagem – a sua "The Last Journey" – no palco A Man Without a Show, que já está disponível no canal de YouTube da Evoke Collective - a conferir aqui. Este dia de ventos tormentosos e chuvas ameaçadoras foi coberto pela downclose e as fotografias estão também já disponíveis aqui.