O festival português de cinema IndieLisboa começa já amanhã, dia 2 de maio. Sendo o Indie Music uma programação paralela ao festival focada no mundo da música, este integrará duas estreias mundiais imperdíveis. “Where Does The Body End?”, o muito aguardado documentário sobre os Swans, e “Um Punk Chamado Ribas”, documentário que retrata a vida e carreira de João Ribas, uma das vozes mais emblemáticas do punk em Portugal. Em baixo estão as sinopses para cada um dos filmes.
O festival IndieLisboa terá lugar entre os dias 2 e 12 de maio em várias salas de cinema da capital como o Cinema São Jorge, o Cinema Ideal, a Culturgest, entre outras. Toda a informação relativa a bilhetes, vouchers e programação está disponível aqui.
Where Does a Body End?
3 de maio, sexta, 21:00. Cinema São Jorge
6 de maio, segunda, 18:45. Cinema São Jorge
Os Swans, na figura do seu mítico líder Michael Gira, são uma das bandas mais marcantes das últimas décadas pelo modo como souberam reinventar-se, passando do noise rock ao post-punk, pelo industrial e o sucesso do indie rock dos anos 1990. O realizador Marco Porsia acompanha a banda desde 2010 e descobriu centenas de horas de material de arquivo inédito da primeira fase da banda. “Where Does a Body End?” é o primeiro documentário autorizado sobre os Swans e acompanha-os naquela que foi a sua última digressão, depois de uma extraordinária carreira de 35 anos.
Um Punk Chamado Ribas
6 de maio, segunda, 19:00. Cinema São Jorge
João Ribas é sinónimo de punk e, em Portugal, punk é sinónimo de João Ribas. Nome incontornável da música nacional e um dos principais impulsionadores do punk no nosso país. Esteve na origem de várias bandas importantes, como os Ku de Judas, os Censurados e os Tara Perdida. Influenciou várias gerações de jovens músicos mas sempre rejeitou a ideia de ser um ícone da música. “Um Punk Chamado Ribas”, de Paulo Antunes, conta com a participação de colegas, amigos, familiares e radialistas, fazendo um retrato do músico e prestando-lhe a devida homenagem.