É já no próximo sábado, 14 de abril, que Barcelos recebe a estreia de um novo festival em Portugal. Após duas edições na Galiza, o Monolithic Fest muda-se este ano para o norte do nosso país com a promessa de trazer o ambiente desértico que o caracterizou nos anos anteriores.
Como figuras de proa nesta edição do festival, destacam-se os históricos Leaf Hound. A banda londrina, incortonável para muitos e desconhecida para tantos outros, celebrizou-se com o lançamento de Growers of Mushroom (1971), um disco que se tornou não só uma das principais influências do movimento stoner, como é também uma influência assumida em bandas como Tame Impala ou Wolfmother. Um concerto exclusivo na Península Ibérica e muito provavelmente uma das últimas oportunidades de se testemunhar os Leaf Hound ao vivo.
A co-encabeçar o festival com os Leaf Hound estarão os DeWolff, banda holandesa de retro rock que, com muito psicadelismo à mistura, promete trazer a palco o melhor da era dos Leaf Hound com a energia dos tempos contemporâneos. Nesse sentido, quem mais que os The Black Wizards para se juntar a este caldeirão? A banda nacional terá honras de encerramento e, em arranque para mais uma digressão europeia que passará pelos Desertfest Londres e Berlim, quererão demonstrar em casa o porquê de neste momento serem considerados figuras do proa no panorama rock em Portugal.
Para além dos citados, o Monolithic Fest contará também com atuações dos belgas Black Mirrors e dos nacionais Sulfur Giant e Her Name Was Fire. O CCOB em Barcelos é a sala escolhida para receber o festival dedicado a Stoner e Rock Psicadélico. Os bilhetes têm um custo de 30€ em venda antecipada (aqui), aumentando para 35€ à porta.