
Foi no passado dia 12 de julho que chegou, através da Enough Records, o terceiro lançamento do músico português AVOIDANT: AVDN. Projeto a solo de Nelson P. Ferreira, AVOIDANT começou em 2007 no Funchal, deslocando-se para Lisboa em 2009, onde Ferreira está radicado até hoje.
Artista prolífero, Ferreira é membro fundador do CCA (Coletivo Casa Amarela) que é casa de outros projetos e artistas portugueses tais como Aires, Rui P. Andrade, ULNAR e verãopop - projeto do qual Ferreira faz também parte. Para além disto, Nelson P. Ferreira viu também o seu projeto multimédia “Black Curtains” – uma colaboração entre AVOIDANT e Márcio Paranhos a integrar o alinhamento da edição de 2015 do FILE Festival, em São Paulo.
Em AVDN, Ferreira explora o submundo dos graves, do ruído e do “ambientalismo” sem nunca perder de vista a harmonia de field recordings e guitarras que nos remete – sem traçar paralelismos demasiado diretos - para Tim Hecker ou para um Ben Frost de Theory of Machine. AVDN chega-nos em formato de álbum conceptual: um quasi-subterrâneo dostoiévskiano que se isola num lugar ermo, depois da deserção. “São aparições de um corpo perfeito, ausente, sobretudo intangível”.