1
SAB
2
DOM
3
SEG
4
TER
5
QUA
6
QUI
7
SEX
8
SAB
9
DOM
10
SEG
11
TER
12
QUA
13
QUI
14
SEX
15
SAB
16
DOM
17
SEG
18
TER
19
QUA
20
QUI
21
SEX
22
SAB
23
DOM
24
SEG
25
TER
26
QUA
27
QUI
28
SEX
29
SAB
30
DOM
1
SEG

For The Glory + Grankapo + Somber Rites - RCA Club, Lisboa [16Dez2018] Texto + Fotos

30 de Dezembro, 2018 ReportagensJoão "Mislow" Almeida

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
RCA Club

Noite dos Reis da Bazuuca - Lustre, Braga [5Jan2019] Fotogalerias

The Parkinsons - Sabotage Club, Lisboa [20Dez2018] Foto-reportagem
No dia 16, um ventoso domingo mesmo no meio de um mês festejado pelo consumismo cego e pelo materialismo obsoleto, apelou-se à união por uma luta comum. A luta contra o cancro. O destino era o RCA Club no bairro de Alvalade, onde For The Glory, Last Hope, Grankapo e Somber Rites estariam reunidos para receber uma matiné de muita celebração, música e grande luta perante o que se mencionou mais acima. Infelizmente, Last Hope cancelaram mesmo em cima da hora e o alinhamento passou a contar com os restantes três nomes, que ainda assim, renderam a viagem aos muitos que se deslocaram do norte ao sul do país para este encontro de forças. Poder testemunhar o ambiente geral, o intocável som do RCA mais a reação do público, é digno de se dizer que o hardcore nacional continua vivo e com boas perspetivas. Este continua a apelar às gerações novas como apelou em tempos, aos mais velhos, e isso é mais do que evidente nos aplausos, nos circle pits, nos pile-ups no palco e no ressoar das letras.

Somber Rites foram os primeiros a subir ao palco. A banda é recente mas é composta por malta que já anda nisto há anos. Têm dois EP’s cá fora e um som pujante, emotivo e nostálgico do hardcore melódico que surgiu no ínicio dos anos 2000. O público ainda se estava a localizar mas a intensidade começava já a reunir as condições com os berros agoniantes e o ritmo mastigado do quarteto. A melodia é constante, tal como as palavras que sangram ao ritmo do mundo. O som lembra Modern Life Is War e até American Nightmare, com uma perspectiva normalmente pessimista mas nunca submissa. Arrancando bons aplausos com o decorrer do set, vê-se que o cansaço é virtual e que a vontade de ali estar sobrevoa com a alma do grupo.

Grankapo já se tornaram símbolo infalível do hardcore nacional, há muito tempo. Já rodaram o país inteiro de norte a sul e após estes anos todos, a sua energia ao vivo continua absolutamente inamovível. Com eles, o público já começa a lançar os primeiros kicks no ar e assim se vê a tal familiar aura dos concertos de hardcore, cada vez mais materializada. Promovendo hardcore metálico, puro e duro, Grankapo é reconhecível ao lado de tantos como Death Before Dishonor, Born From Pain e Sworn Enemy, mas a verdade é que a sua narrativa P.M.A. e refrões épicos torna-os num dos indiscutíveis campeões da cena, sem defender arrogâncias disso. Um dos grandes momentos deste final de domingo, recaiu sobre a cover de Omited GR juntamente com o vocalista a receber um público apaixonadíssimo, a entoar e a ressoar cada palavra, sem hesitação, da “Núcleo Duro”. Lindo!

A terminar a matinée, tocaram os For The Glory, que fizeram questão de referir que este reunion só acontecia pela causa que levou à existência do concerto. No fundo, foi tudo o que se podia esperar de uma das bandas mais relevantes da cena hardcore nacional, mas com uma pitada de saudades e aquele sentimento que não vai ser fácil voltar a repetir. O ponto de partida foi a música “To Your Place” do Drown in Blood e a partir daí os FTG percorreram a sua discografia, tocando músicas dos vários discos, sempre acompanhados pelas vozes e stage dives do público. Ainda houve tempo para histórias de tour, um rewind selecta e referências aos “pregos” de que ninguém deu conta. Houve direito a um dos maiores hinos da banda, “Survival of the Fittest” de um disco que já ultrapassou a década de existência, mas que continua a ser tão intemporal como marcante. Ainda houve tempo para um encore que fechou uma tarde onde em toda a gente, se via um sorriso na cara de dever cumprido.

Somber Rites, Grankapo e For The Glory
por
em Reportagens
fotografia Luís Luz


For The Glory + Grankapo + Somber Rites - RCA Club, Lisboa [16Dez2018] Texto + Fotos
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?