
Em 2011 James Murphy anunciava a separação dos LCD Soundsytem e com isso ofereceram um espetacular e inesquecível concerto em Nova Iorque, do qual saiu “The Long Goodbye: LCD Soundsystem Live at Madison Square Garden”. Cinco anos depois, anunciaram um surpreendente regresso aos palcos e também um novo álbum do qual ainda não há grandes pormenores. Para já, a banda vai aproveitando os gloriosos festivais de verão, uma jornada que começou pelo Coachella, passou agora em Barcelona pelo Primavera Sound e segue por Glastonbury e claro, pelo Vodafone Paredes de Coura em agosto.
Desde cedo se pode constatar que, apesar da inatividade, se há coisa que continua a não faltar aos nova-iorquinos é alma e energia com que contagiam todo o público em seu redor. Com casa completamente lotada, a banda apresentou um alinhamento bastante bem dividido entre os seus três álbuns de estúdio, com arranjos nas canções bastante elaborados, juntando toques ainda mais eletrónicos pelos teclistas e o ritmo dos percurssionistas ao seu grandioso rock eletrónico.
Partilharam com todos os fãs uma hora e meia que pareceu bastante curta para todo o seu espetáculo, e que contou com os grandes clássicos como “Daft Punk is playing at my House” - muito bem arranjada pelos sintetizadores - ou ainda o sempre arrepiante hit “New York I Love You but You’re bringing me Down”. O concerto terminou com a não menos importante “All My Friends”, com todo o Parc Del Fórum a uma só voz. Arrepiante.
Um concerto que (re)coloca os LCD Soundsystem, não só como expoentes máximos de um género a que se chama de Dance Punk, mas como uma das melhores bandas da atualidade, deixando expectativas bastante elevadas para o futuro novo disco e para o tão agradado regresso a solo nacional.
