8
QUA
9
QUI
10
SEX
11
SAB
12
DOM
13
SEG
14
TER
15
QUA
16
QUI
17
SEX
18
SAB
19
DOM
20
SEG
21
TER
22
QUA
23
QUI
24
SEX
25
SAB
26
DOM
27
SEG
28
TER
1
QUA
2
QUI
3
SEX
4
SAB
5
DOM
6
SEG
7
TER
8
QUA

Vitamin X + Challenge + Aim @Sabotage Club - Lisboa [18Jan2015] Texto+Fotos

24 de Janeiro, 2015 ReportagensDiogo Alexandre

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
Sabotage Club

10000 Russos @Passos Manuel - Porto [22Jan2015] Foto-reportagem

Ana Cláudia @ Casa Independente - Lisboa [16Jan2015]
vitaminx (13 de 22)_DONE

Dia 18 foi dia de matiné hardcore no Sabotage Club. A proposta era boa, a estreia dos thrashers Vitamin X, o fastcore dos Challenge e o hardcore Straight Edge dos AIM.

Os AIM entram em palco às 17h40 ainda com o público a chegar a conta-gotas. Com uma t-shirt de Youth Of Today (que mais poderia ser?), o vocalista solta os primeiros gritos em “Sweet Poison”, pertencente à primeira tape gravada pela banda, de seu nome Foundation, apresentada integralmente neste dia. O concerto prossegue, sempre com um público atento mas recatado, encostado à parede da sala. Os AIM são uma banda nova, este era o seu terceiro concerto e para terceiro concerto não se saíram nada mal. “Foundation” foi o tema escolhido para terminar o concerto, que foi curto e interessante. Uma boa amostra do futuro do hardcore em Portugal.



Pouco tempo depois entram os Challenge em cena. A banda das Caldas da Rainha, já algo conhecida perante os acompanhantes do género, incendiou o Sabotage, que por estas alturas já estava bem composto, com as suas músicas rápidas e agressivas. Edgar, vocalista da banda, depressa se juntou ao público durante a interpretação das músicas. O mosh tardou mas não faltou, e no último tema (é importante dizer-se que a música mais longa dos Challenge não passa dos 2 minutos e meio) acontece uma espécie de super-fast-crowdkill apanhando todos desprevenidos. O concerto acaba logo depois, provando que os 20 minutos souberam a pouco. Nós queríamos mais... e não éramos os únicos.



Eram 19h25 quando a banda mais aguardada da tarde sobe ao palco para atuar. Aguardava-nos um dos melhores momentos vividos naquela sala, que cada vez mais ativa se mostra. Os holandeses debitaram da maneira mais rápida e furiosa os seus cerca de 26 temas. Houve direito a muito mosh, circle pit, corwdsurf e até uma wall of death. Um concerto às antigas como se quer! Os Vitamin X, contam já com 18 anos de carreira e 5 álbuns de originais, tendo o alinhamento de hoje percorrido toda a discografia da banda. “Time Has Come” e “You Suck” (ambas de Full Scale Assault) iniciam o caos no Sabotage. “Herida Profunda” (“uma música que não é em português mas é parecido”) exalta ainda mais o pessoal que salta em direção ao microfone como se não houvesse amanhã. A partir daí foi sempre a subir: pés no teto, bóias a voar, pessoas no chão, uma GoPro tombada no meio do mosh pit... aconteceu de tudo! Em “Random Violence” deu-se a infame wall of death, com uma bóia a voar por cima do público, a fazer ricochete no teto e a acertar no técnico de som. Momento que soltou algumas gargalhadas na sala.

O concerto, infelizmente, já estava a chegar ao fim, e como os anteriores concertos, pecou por ser tão curto. No entanto, ainda houve tempo para dois encores, muito pedidos pelo público. O primeiro contou com “Pressure Release, Ready To Burn” e “Pull No Punches”, e o segundo com “Death I On It's Way” (de Bad Trip), e assim dar por concluída a sua atuação. Foram 45 minutos rápidos e intensos, onde fizemos amigos novos e reencontrámos conhecidos. No final perguntámos aos Vitamin X quando é que regressariam a Portugal, ao que a banda respondeu “daqui a dois anos, após lançarmos o novo disco e reunirmos as verbas necessárias para uma tour europeia”.

Uma coisa é certa, mesmo que não voltem ou já não estejamos por aqui, não morremos sem os ver. E isso é o que conta no final de tudo. Venham mais matinés no Sabotage que a experiência é para ser repetida!

por
em Reportagens
fotografia Hugo Adelino


Vitamin X + Challenge + Aim @Sabotage Club - Lisboa [18Jan2015] Texto+Fotos
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?