28
QUI
29
SEX
30
SAB
1
DOM
2
SEG
3
TER
4
QUA
5
QUI
6
SEX
7
SAB
8
DOM
9
SEG
10
TER
11
QUA
12
QUI
13
SEX
14
SAB
15
DOM
16
SEG
17
TER
18
QUA
19
QUI
20
SEX
21
SAB
22
DOM
23
SEG
24
TER
25
QUA
26
QUI
27
SEX
28
SAB

Yves Tumor + Império Pacífico - Galeria Zé dos Bois, Lisboa [1Fev2020]

07 de Fevereiro, 2020 ReportagensRafael Oliveira

Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr
Galeria Zé dos Bois

The Menzingers - Die Kantine, Cologne [1Fev2020] Texto + Fotos

Angel Olsen - Hard Club, Porto [24Jan2020] Foto-reportagem
A noite prometia-se intensa, ou pelo menos seria essa a expectativa, especialmente após o anúncio de lotação esgotada para Yves Tumor – o motivo da enchente para este Superballet. O tiro de partida foi dado pelos Império Pacífico, duo lisboeta composto por Funcionário e trash CAN. A sonoridade demonstra-se maturada, mais complexa e diversificada, caracterizada pelo uso de pads que complementam a bassline densa de inspiração IDM. Destaca-se a continuidade com que se prendem em criar a paisagem sonora, bebendo de várias influências e técnicas. A criação é constante sem interrupções, esbatendo-se loops, pads e texturas minimalistas, cedendo-se ao drone por vezes apenas texturizado pelos graves do baixo. Os Império Pacífico demonstraram ser uma boa escolha para abertura do que surgiria a seguir, parando apenas a sua entrega de múltiplas influências eletrónicas e o ritmo demarcado para a entrada de Maria Reis em duas faixas com voz. Esta mudança orgânica destaca a dinâmica do novo projeto (com saída marcada para dia 22 de fevereiro) Exílio, do qual Maria é colaboradora. Os reverbs na voz proporcionam uma noção ainda mais maleável da construção sonora que presentearam até ao momento, demonstrando uma nova dinâmica que encaixa com o minimalismo da produção apresentada.

A cortina de fumo inicia-se. Densa e fantasmagórica, no abismo consegue-se percecionar o som triunfal que dá início ao concerto de Yves Tumor, bem como a faixa que inicia o seu álbum Safe in the Hands of Love, editado pela Warp – “Faith in Nothing Except in Salvation” denota desde o princípio o registo que irá ser aprofundado. O destaque recai na presença de apenas Sean Bowie, sozinho enquanto artista e performer, bem como do setup em que o próprio demarca o ritmo do concerto. Servindo-se apenas da mesa para lançar os seus hinos, socorrendo-se da sua voz e entrega para os interpretar. Entrega esta que foi sempre proporcional à dissipação do nevoeiro, sempre sem pausas. No início havia apenas um vislumbre, que foi cedendo cada vez mais à imagem de um pop performer desprovido de barreiras – de botas brilhantes de saltos altos, luvas, óculos de sol e demais parafernália – estabelecendo a sua iconografia de fruto distorcido na experimentação sonora.

O público demonstrou-se bastante recetivo aos hinos emocionais de Yves Tumor. “Noid” foi um dos momentos acutilantes da noite, onde a persona performativa de Sean, esbatida em várias influências, se entrega ao canto em uníssono com a audiência; para culminar, proferindo um por todos “fuck the police”. Nesta sua “nova” faceta recai o patamar a que chegou enquanto artista. Se em lançamentos anteriores se verificava a multiplicidade de elementos que o formam, com este concerto e com o trabalho apresentado ganha-se certeza da edificação de uma nova espécie de popstar performativa para revolucionar, emocionar e relembrar a humanidade, distinta que ajuda a relembrar o carácter mutável inerente à alma humana, vulnerável e de entrega pessoal. O espaço da Galeria Zé dos Bois seria o ideal para trabalhar temas antigos de texturas mais noise e exploratórias, mas o público ficou ternamente agradecido pela estrutura da canção permear esta noite tão especial. Quanto ao futuro, a certeza de que será sempre a crescer, a esbater fronteiras sonoras e a conspurcar géneses sónicas. Aguarda-se com ânsia o próximo vislumbre.

Fotografia da autoria de Vera Marmelo, gentilmente cedida pela própria e pela Galeria Zé dos Bois.
por
em Reportagens
Bandas Império Pacífico , Yves Tumor

Yves Tumor + Império Pacífico - Galeria Zé dos Bois, Lisboa [1Fev2020]
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?