1
QUI
2
SEX
3
SAB
4
DOM
5
SEG
6
TER
7
QUA
8
QUI
9
SEX
10
SAB
11
DOM
12
SEG
13
TER
14
QUA
15
QUI
16
SEX
17
SAB
18
DOM
19
SEG
20
TER
21
QUA
22
QUI
23
SEX
24
SAB
25
DOM
26
SEG
27
TER
28
QUA
29
QUI
30
SEX
1
SAB

Isaiah Rashad - The House Is Burning

Isaiah Rashad - The House Is Burning - 2021
Review
Isaiah Rashad The House Is Burning | 2021
José Garcia 22 de Agosto, 2021
Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Deafheaven - Infinite Granite

Amenra - De Doorn
“Came out bustin’”. Palavras da boca do próprio Isaiah Rashad, não necessariamente dirigidas à descrição qualitativa do seu mais recente disco The House Is Burning, mas que podemos empregar aqui para assinalar o seu muito aguardado regresso aos holofotes. Aliado ao gigante por quem já se toma a Top Dawg Entertainment e com participações de nomes como Jay Rock, SZA, e até samples de Three 6 Mafia, o segundo contributo full-length na discografia de Zay, nome com que principiou a sua carreira e que volta agora a fazer sucesso entre admiradores do trabalho do rapper de Tennessee, segue a narrativa propiciada em The Sun’s Tirade e acrescenta-lhe agora um novo capítulo, uma revisão do estado de coisas que sucedeu nos últimos seis anos da sua vida pessoal.

Não tem sido uma jornada fácil para Zay, quer pela sua luta prevalente contra o abuso de álcool e drogas, quer pela situação atual revoltante de desconsideração pelas comunidades negras por parte do próprio país em que se encontra, quer pela dificuldade em se entregar ao crescimento pessoal que tanto lhe é devido. The House Is Burning indaga nesses precisos temas, desvendando o longo caminho que Rashad tem percorrido incessantemente. “Darkseid” e “RIP Young” são apenas dois dos contendedores que representam as guerras internas do rapper, guerras das quais, mesmo na impossibilidade de serem vencidas em todas as frentes, recolhe agora parte dos espólios sob a forma do seu inegável sucesso.

Mas não é tudo feito de seriedades e sofrimentos com Isaiah Rashad, até porque quem está a par do seu histórico sabe bem o quanto este preza a criação de faixas bem humoradas, envoltas num tom de jocosidade descontraída. Nessa mesma veia surgem faixas como “Lay Wit Ya” e “Wat U Sed”, que se aposentam de questões padecidas, avançando antes com uma contraparte de caráter algo celebratório. O que se retira à semântica honesta e recatada – não que estes apresentem outrora marcas de pretensão ou arrogância – que prevalece em faixas do género de “THIB”, compensa-se através de exibições atrevidas, um tudo-nada jactantes, como é o claro caso de “Hey Mista”, dominada por versos carismáticos acompanhados de batidas graves e opacas onde se faz sentir a densa coesão da produção neste disco.

Traz-se para a mesa uma variedade de novas propostas aliciantes, algumas delas bem exploradas e outras menos refinadas, que ocasionalmente aparentam carecer de melhor execução, mas do que Zay não se esquece garantidamente é de prestar homenagem às suas raízes e ao som que indiscutivelmente exaltou a sua carreira como artista. É assim que se introduz a faixa “Headshots (4r Da Locals)”, que, para além do título, partilha semelhanças estilísticas com “4r Da Squaw”, uma das mais aclamadas faixas do precedente The Sun’s Tirade que o pontapeou sem demoras para os grandes palcos.

De facto, The House Is Burning sintoniza-se em muitas instâncias com o seu predecessor, mas num comprimento de onda divergente. Seis anos depois, Isaiah Rashad mostra-se certamente mais amadurecido, mais focado no que realmente importa. E no final de contas, mesmo que este projeto se demonstre algo improficiente no que toca à elevação dos sentidos de quem o ouve, consegue garantir uma ilustração, de pés bem assentes na terra, do que os bastidores da mente de Zay resguardam. Certo é que a casa ainda continua a arder, e o gerúndio assumido no título do álbum poderá, porventura, implicar que esse fogo tão cedo não cesse, mas decerto arde agora numa intensidade mais tolerável e controlada.
por
em Reviews


Isaiah Rashad - The House Is Burning
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2023
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?