26
DOM
27
SEG
28
TER
29
QUA
30
QUI
Motorama
1
SEX
Motorama
2
SAB
3
DOM
4
SEG
5
TER
6
QUA
7
QUI
Fleshgod Apocalypse // Ex Deo
9
SAB
10
DOM
11
SEG
12
TER
13
QUA
14
QUI
15
SEX
16
SAB
17
DOM
18
SEG
19
TER
20
QUA
21
QUI
22
SEX
23
SAB
24
DOM
25
SEG
26
TER

Turnstile - GLOW ON

Turnstile - GLOW ON - 2021
Review
Turnstile GLOW ON | 2021
José Garcia 10 de Setembro, 2021
Partilhar no Facebook Partilhar no Google+ Partilhar no Twitter Partilhar no Tumblr

Deafheaven - Infinite Granite
Se alguém entre nós vivenciava até hoje uma irremediável comichão por campanas dos mais variados timbres, solos de guitarra com tensões palpáveis de thrash metal, riffs e linhas de baixo instantaneamente memoráveis, batidas de compleição latina contagiantes e umas quantas influências de R&B segmentadas aqui e ali – tudo preservado numa revisada e, em muitas instâncias, vanguardista fórmula de hardcore punk –, considerem essa ânsia finalmente resoluta, porque o terceiro e mais recente álbum de estúdio dos Turnstile chegou para satisfazer todos esses nichos e muitos outros. Capaz de restituir uns bons anos de juventude a quem tiver o prazer de o escutar, GLOW ON, com o selo da enorme Roadrunner Records, marca uma passada monumental e algo inesperada no desenvolvimento da identidade da banda, mas mais ainda quanto à abertura de novas possibilidades, algumas delas até aqui impensáveis, numa cultura sónica que muitas vezes sente dificuldade em sair da sua zona de conforto.

Num género caracteristicamente duro e em que subtilezas e delicadezas não desempenham o mais fundamental dos papéis, se é que o desempenham de todo, os Turnstile apresentam aqui um trabalho que, não desformatando por completo as estruturas composicionais pelas quais o hardcore se tem vindo a reger, tira proveito do seu carácter incessantemente energético para o adaptar a algo mais acolhedor e aprazível. É dessa mentalidade que surgem faixas na veia de “Mystery” ou “Holiday”, que apesar do seu vigor, dispõem os seus refrões de modo airosamente alegre, contrastando-os com o poderio das instrumentações voláteis que até lá nos conduzem.

O processo criativo da banda, onde geralmente predomina a canção curta e célere, não dispensa muito tempo para que a banda possa apresentar e explorar cada ideia minuciosamente. Mas, contra todas as probabilidades, o grupo não só consegue expor estas mesmas ideias – todas elas refrescantes, orgânicas e distintas – num curto espaço de tempo, como ainda as adorna com uma variada palete de géneros sem que nenhum deles se sinta desproporcional no seguimento temático do álbum. O início de “Don’t Play” não é nada menos que frenético, coagmentando o espalhafato assertivo da bateria com a tensa vibração das guitarras e do baixo. Mas o que é que proíbe que, uns segundos adentro, a corrente desague numa conjunção de batidas hardcore funk acompanhadas pela génese melódica de um piano? E, já que aqui estamos, o que é que impede “New Heart Design” de seguir uma perspetiva modernizada de algo reminiscente dos anos 80, ou “Underwater Boi” de fazer uma vénia às formalidades do shoegaze?

Os Turnstile não se ficam pelos hipotéticos, e à medida que cada faixa se desenrola e eventualmente dá o seu lugar à próxima, também nós vamos apreciando a crescente e inabalável resiliência que tem vindo a forjar este grupo. Apesar disso, e se relembrarmos que o grupo deu os seus primeiros passos na cena underground, não é de espantar que o álbum inclua uma porção recheada de faixas menos simpáticas como “Blackout”, “Wild Wrld” e “T.L.C.”, que favorecem aquele tom de raiva saudável que tão bem caracteriza os discos anteriores da banda.

No final de contas, GLOW ON não é apenas uma questão de fornecer uma experiência diversificada onde se aglomera uma boa dose de traços e feitios de várias culturas, mas também a questão de se lhes justificar o uso ao longo do álbum. E, felizmente, tal uso não só é completamente justificado, como absolutamente vital e irrevogável para que tudo funcione. Podemos afirmar com segurança que não estamos simplesmente perante uma das experiências mais memoráveis do ano; estamos, sim, perante um disco com uma visão à frente do seu tempo.

por
em Reviews


Turnstile - GLOW ON
Queres receber novidades?
Comentários
Contactos
WAV | 2021
Facebook WAV Twitter WAV Youtube WAV Flickr WAV RSS WAV
SSL
Wildcard SSL Certificates
Queres receber novidades?