Se são fãs assíduos de Devendra Banhart certamente gostarão do primeiro EP de Francisco Fernández, rapaz venezuelano, que edita sob o nome de ¡Vuelven los Franktasmas!. Este, inspirado no livro infantil da ecritora Mercedes Franco é a base para a produção de um folk experimental onde o improviso é predominante nas letras que compõem os três singles do primeiro trabalho deste novo projecto.
"Sentir La Mañana Venir" é o grande single de abertura, e é ali, após os quarenta segundos que iniciam a música que ¡Vuelven los Franktasmas! mostra que não é só em Devendra Banhart que está a inspiração, mas também nos gigantes BadBadNotGood. Aquela bateria acompanhada pelo baixo que se inicia aos 0.40m e dura cerca de 25 segundos é uma composição que não é de todo fácil de atingir, mas que na sua totalidade a faz muito bem conseguida para um single original.
A melhor música do EP e sem dúvida a homónima "Lo Absurdo" é um grande som para ouvir na Primavera, aliás Francisco Fernández é um excelente compositor, não só sob o nome ¡Vuelven los Franktasmas! mas em todas as demos que este disponibiliza para download gratuito no Soundcloud. Pode chamar-se absurda, mas é uma composição que mostra que a guitarra eléctrica não foi de todo colocada de parte e mostra a qualidade de multi-instrumentalista que o estudante de engenharia química tem.
"Vahído" é sem margem para dúvida a música menos bem conseguida de todo o álbum, há ali uma monotonia que assassina a música lentamente. Não é que a guitarra acústica tenha manchado a quase inaudível bateria, mas a sonoridade tem uns acordes perfeitamente dispensáveis. Contudo não deixa de ser um bonito som para ouvir em qualquer local que seja, acompanhado da própria solidão.
Um EP que não diz nada pelo nome, mas que diz tudo na capa.